A discussão sobre o aumento da carga tributária no Brasil levanta questões sobre a possível saída de milionários do país. O que está em jogo na reforma do Imposto de Renda?
Relatórios indicam que até 1.200 milionários brasileiros podem deixar o Brasil em 2025, marcando um aumento significativo. Essa fuga coloca o Brasil como líder na América Latina nesse fenômeno.
Análises da Receita Federal revelam que menos de 1% dos milionários sai do Brasil anualmente. Mesmo com um aumento nas saídas, a taxa tem caído desde 2017, quebrando mitos.
Desde 2011, o número de milionários no Brasil cresceu de 81 mil para mais de 366 mil. O aumento econômico faz com que a percepção da fuga de milionários precise ser reavaliada.
A fuga de milionários vai além da carga tributária; estabilidade política e oportunidades atraentes também influenciam. Países como EUA e Portugal estão na mira dos brasileiros ricos.
Estudos sobre a fuga de milionários variam em metodologia. A discussão não deve se limitar a números, mas à realidade econômica e social do Brasil em tempos desafiadores.